A ARRANCADA HERÓICA

Escrito porno 20 de setembro de 2018

Em 1942, o antigo Palestra Itália se viu obrigado a mudar de nome. Devido ao atual presidente Getúlio Vargas sair de uma posição neutra, e anunciar aliança aos países “aliados” EUA, URSS, Grã-Bretanha e outros, e guerra aos países do Eixo, que eram Alemanha, Itália e Japão.

Algumas mudanças apressadas foram feitas. Em março de 1942, o Palestra Itália mudou de nome para Palestra de São Paulo, e fez-se uma alteração no escudo institucional, substituindo o vermelho e o acréscimo de uma cor amarela, em referência a bandeira brasileira. Porém, isso não foi suficiente, pois as pressões políticas eram imensas, e pessoas que viveram a época dizem que eram apimentadas pelo SPFC, pois tinham interesse no estádio Parque Antártica, essencialmente por seu diretor de Futebol Paulo Machado de Carvalho e seu fervoroso adepto Tenente Porfírio da Paz.

Na noite de 14 de Setembro de 1942, a diretoria se reuniu para discutir as possíveis mudanças e exigências. Após longas horas, foram sugeridos nomes como Piratininga e Paulista. Mas o escolhido foi Sociedade Esportiva Palmeiras, em parte pela preservação da letra “P” nos escudos, e em homenagem a Associação Atlética das Palmeiras.

Em 20 se Setembro de 1942, o Palmeiras entrou em campo pela primeira vez com o nome que é conhecido até hoje. Visando evitar vaias, o Palmeiras surgiu com uma bandeira do Brasil, puxada pelo então 2º vice-presidente do clube, Adalberto Mendes, que era capitão do Exército Brasileiro. O Palmeiras estava escalado com Oberdan; Junqueira e Begliomini; Zezé Procópio, Og Moreira e Del Nero; Cláudio, Waldemar Fiúme, Villadóniga, Lima e Echevarrieta. O nosso técnico era Armando Del Debbio. Em um jogo tenso e violento, batemos o São Paulo em pleno Pacaembu, em frente de mais de 45 mil pessoas e um abandono de campo da equipe tricolor aos 21 minutos do seguindo tempo. Com a derrota, o São Paulo terminou em terceiro, ao lado do Corinthians, o vice-campeão.

Morremos líder, e nascemos campeões. Nossa história é belíssima! Viva ao Palestra, viva ao Palmeiras!

Revisor: Fernando Razzo Galuppo

Siga nossas redes sociais:

Facebook.com/corneteirosalviverde

Instagram.com/corneteirosalviverde

Twitter.com/cor_alviverde

 


Opiniões do leitor

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.


Continue lendo

Postagem anterior

Live de quinta


Miniatura

Web Rádio Verdão

A rádio do torcedor Palmeirense feita por Palmeirenses

AO VIVO
TITULO
ARTISTA

Carregando...