Listeners:
Top listeners:
Web Rádio Verdão A rádio do torcedor Palmeirense feita por Palmeirenses
PÓS-JOGO PALMEIRAS 4X0 ÁGUA SANTA | É CAMPEÃO ! Web Rádio Verdão
Salve Palestrinos # 2 nery
A 4 anos algumas coisas mudaram na Academia de Futebol do Palmeiras, com a volta de um europeu ao comando do Palmeiras. Abel Ferreira chegou como um total desconhecido no Brasil, tendo passagens como treinador por Braga A e B – POR e Paok-GRE e sem conquistar nenhum título, o gajo tinha apenas um grande feito na carreira a beira dos gramados, levar o Paok a fase de grupo da UEFA Champions League, eliminando o Benfica de Jorge Jesus.
(Foto: Divulgação/PAOK)
Depois de um período sendo comandado por Vanderlei Luxemburgo, a diretoria alviverde foi “junto” com outros times brasileiros e aderiu a moda de contratar treinadores portugueses; Com uma chegada discreta e com muita vontade de trabalhar, Abel pensava que seu trabalho duraria menos de 3 meses. Com a cultura dos técnicos “io io” no Brasil, o verdão quis inovar e mudar sua forma de agir internamente, dando mais autonomia e liberdade para Abel e a sua comissão; Assim o treinador fez a sua estreia pelo verdão na Copa do Brasil no dia 5/11/2020, vencendo o Bragantino por 1×0.
Desde lá, Abel se tornou um ídolo do clube e símbolo de uma nova época palmeirense, criando a 3º Academia. O jeito duro de trabalhar exigindo dedicação, comprometimento, raça, qualidade e muito conhecimento, Abel de pouco a pouco foi ganhando o reconhecimento pelos ótimos serviços prestados ao clube e foi adquirindo mais carinho e respeito do torcedor. Conquistando todos esses elementos dos torcedores e da diretoria, o treinador foi ganhando confiança do grupo e depois de poucos meses de trabalho, o português chegava a sua primeira final com verdão; No Maracanã, palco sagrado do futebol, o verdão enfrentou um rival do estado de São Paulo e se sagrou Bicampeão da Taça Libertadores da América. Com a mexida certeira do treinador que colocou Breno Lopes no lugar de Gabriel Menino, o torcedor alviverde soltava o grito da obsessão 21 anos depois da primeira conquista. Ainda naquele ano de 2020, Abel ainda levou o Palmeiras ao tetracampeonato da Copa do Brasil, vencendo o Grêmio nos dois jogos e assim, conquistando dois títulos em pouquíssimas messes de trabalho.
( Foto: RICARDO MORAES / AFP)
Já estagnado no comando da equipe, Abel foi mexendo peça por peça e fazendo o que havia prometido na sua coletiva de apresentação “Não atravessei o Atlântico para passear”, com 2 títulos na conta e a confiança de todos, Abel e seus jogadores foram pra cima naquele ano, mas o roteiro parecia que seria diferente, eliminado precocemente na Copa do Brasil nos pênaltis para o CRB e no meio da tabela do campeonato brasileiro, a “única” coisa que restou para o clube foi novamente a obsessão; Chegando novamente longe na competição e assim como no ano do campeonato, o Palmeiras de Abel, chegava com fama de azarão; Naquela ocasião o verdão iria enfrentar o favorito Atlético-MG. Depois de sair perdendo por 1×0 o verdão estava se despedindo da competição, mas novamente com uma mexida do estudioso e predestinado Abel, o Palmeiras consegue empatar o jogo com gol de Dudu, depois de uma jogada de raça e vontade de Gabriel Verón, o Palmeiras estava novamente em uma final de Libertadores e agora o verdão iria enfrentar o Flamengo, o temido e favorito Flamengo.
( Foto: Staff Images/Conmebol)
Em Montevidéu no dia 27/11/2021, o sortudo Palmeiras chegava em mais um final para sonhar com um possível tri campeonato; E após 5 minutos jogados de partida, o verdão saia na frente com uma jogada muito bem treinada e estudada pela equipe técnica, Raphael Veiga cravou e o placar estava aberto no Uruguai. O segundo tempo começa e a equipe carioca passa a pressionar o Palmeiras que acaba cedendo e sofrendo o empate. Com o jogo encerrado, a decisão foi para a prorrogação e mais uma vez, Abel decide mexer no time do Palmeiras e coloca Deyverson no jogo. O final desse capítulo da história alviverde todos conhecemos e assim saímos do Estádio Centenário com tricampeonato libertadores e o ano para o Palmeiras terminava ali, com mais uma conquista que entrou para história do clube.
Com a chegada de 2022, não havia mais dúvidas que Abel Ferreira era um dos maiores da história do clube e naquele momento o melhor treinador do Brasil. O ano começou com a disputada do mundial de clubes da Fifa, depois de uma semifinal brilhante contra o Al Ahly- EGI que vencemos por 2×0, com gols de Raphael Veiga e Dudu, o verdão iria enfrentar um adversário duríssimo, o campeão da Champions League, O Chelsea, que na temporada 21/22 venceu o Manchester City na decisão e levantou a orelhuda pela segunda vez. Mas infelizmente depois de um jogo coeso do Palmeiras e algumas chances perdidas o verdão voltava dos Emirados Árabes Unidos com o vice-campeonato. O ano de 2022 não começou da forma que o torcedor alviverde queria, mas logo depois veio a recuperação e o verdão de Abel foi campeão Paulista com uma sonora goleada no Allianz Parque contra o São Paulo por 4×0, revertendo um placar histórico depois de perder o jogo de ida por 3×1 e ainda de quebra venceu a Recopa Sul-americana contra o Atlhetico-Pr foi 2×0 no Allianz Parque.
( Foto: Eduardo Knapp/ Folhapress)
Na Copa do Brasil, o verdão foi eliminado nos pênaltis ainda nas oitavas de final, algo que até hoje é um estigma do Palmeiras de Abel, o baixíssimo aproveitamento em disputa por penalidades; Na Libertadores o verdão chagaria novamente a uma semifinal e logo de cara um duelo brasileiro contra o Atlhetico-Pr de Luís Felipe Scolari, o primeiro treinador a convocar o Abel para a seleção portuguesa como jogador. O duelo de ida uma derrota por 1×0 fora de casa e na volta, um empate amargo por 2×2 com 1 a menos, fez com o verdão fosse duramente eliminado dentro de casa na competição naquela temporada; olhando para frente, Abel, comissão, jogadores e torcida, iriam despejar todas as energias no campeonato brasileiro, titulo na qual Abel ainda não havia conquistado dirigindo o alviverde. E com muita competência, o Palmeiras conquistou o Hendeca campeonato brasileiro, com 81 pontos e o título com uma rodada de antecedência, Abel erguia pela primeira vez a liga do Brasil.
( Foto: Amanda Perobelli/Reuters)
Já em 2023, as coisas começariam um pouco diferente, no começo da temporada o atual campeão brasileiro jogaria a final do campeonato paulista contra um adversário inédito, o Água Santa, o primeiro jogo em Barueri e uma derrota por 2×1, na sequencia teria uma partida dura fora de casa, contra o Bolívar, pensando no jogo da volta da final, Abel poupou os jogadores e foi derrotado na Bolivia por 3×1. Na mesma semana o verdão recebeu dentro de casa o Água Santa pelo jogo de volta da final do paulistão, o Palmeiras goleou a equipe de Diadema por 4×0 com show de Gabriel Menino marcando 2 belos gols e assim venceu o campeonato paulista pelo segundo ano seguido.
( Foto: VINICIUS NUNES/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO)
Com a Libertadores e o Brasileirão rolando o alviverde ia muito bem nas duas frentes, no brasileiro brigando pelas primeiras posições e na libertadores chegando até a semifinal, deixando para trás o Atlético-MG na oitavas, Deportivo Pereira nas quartas e semifinal, depois de um bom empate por 0x0 na La Bombonera e jogando em casa o jogo da volta o verdão mais uma vez caiu na sina dos pênaltis depois de empatar por 1×1 com o clube de Buenos Aires. Pós eliminação Abel e comissão passaram a ter muita discordância da torcida, pois Abel não colocava Endrick para jogar, na Bombonera foram apenas 4 minutos em campo e no jogo de volta, o craque e cria da academia jogou o segundo tempo e assim fez com que o verdão criasse muito mais oportunidades, assim quando ganhando o jogo no tempo normal. Na partida seguinte contra o Santos em Barueri, Abel se mostrou muito confiante para a sequência do campeonato brasileiro, o verdão tinha chances remotas de ser campeão em 2023 e Abel deixou claro que o clube estaria 100% focado na competição nacional e que todas as rodadas seriam decisões. Ali começava a arrancada heroica em busca de mais uma conquista do campeonato brasileiro.
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Chegando aos 14 pontos de diferença para o até então líder Botafogo, o Palmeiras não se abateu e correu atrás da equipe carioca. A diferença havia caído por terra e o Palmeiras tinha um duelo direto contra a equipe do Botafogo fora de casa. Essa história todos nós conhecemos, o verdão fez a maior virada de todos os tempos do campeonato brasileiro, saindo de 0x3 para um 4×3 com gols de Endrick 2x, Flaco Lopez e Murilo. O Palmeiras entrava definitivamente pela disputa da taça; Depois de 7 rodadas com 4 vitórias, 2 empates e 1 derrota, o Palmeiras levantava a taça do Brasileirão mais uma vez e com Abel, jogadores e comissão, todos juntos como sempre foi, o ano de 2023 era salvo graças a resiliência e dedicação de todos os jogadores, comissão e principalmente da torcida alviverde que não deixou de apoiar o clube durante a temporada e pós eliminações.
(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
2024 começou da mesma forma que 2023, encontrando um velho freguês na final do paulista, o verdão venceu o Santos em dois bons duelos, na ida uma derrota por 1×0 jogando muito mal fora de casa e na volta, o verdão não tomou conhecimento e venceu o time do litoral por 2×0, com gols de Raphael Veiga e Aníbal Moreno e conquistou o tricampeonato paulista. Na Copa do Brasil, um duelo duro pela frente, o verdão iria jogar contra o Flamengo, o jogo de ida no Rio de Janeiro e a volta em São Paulo; O jogo de ida foi duro e verdão foi derrotado por 2×0, a volta seria muito complicada, pois o Palmeiras ainda sonhava com a Libertadores, mas não queria deixar a Copa do Brasil de lado e foi com tudo para cima do Flamengo. Depois de abrir o placar com Vitor Reis, o verdão foi com tudo para cima e chegou a empatar com um gol mal alunado de cabeça de Flaco Lopez, o Palmeiras daria adeus a competição que mais paga no calendário nacional. Na libertadores, mas um ano de dominância na fase de grupos, classificado para as oitavas, o verdão reencontrou o seu carrasco da temporada 2023, o Botafogo e foi eliminado depois de um jogo de ida ruim perdendo por 2×1, o Palmeiras jogou em casa e ficou no empate por 2×2… A eliminação veio e assim novamente as dúvidas da torcida sobre Abel Ferreira estariam rondado a torcida do verdão. O campeonato Brasileiro ainda continua e o Palmeiras tem uma desvantagem de 4 pontos para o líder Botafogo, todos se apegam a história de 2023 e a Abel Ferreira, sim, muito criticado pela torcida, Abel ainda demonstra sinais de resiliência nessa temporada 2024, da mesma forma que foi 2023, 2024 pode ter o mesmo final, com um confronto direto para disputar contra o Botafogo em casa, as chances do verdão ainda mostram que a possibilidade de ser campeão brasileiro pela terceira vez consecutiva são reais e enormes, para isso basta confiar no processo e acreditar sempre que “TODOS SOMOS UM“.
(Foto: Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon)
Written by: Guilherme Juliari
Publicar comentários (0)