Qual a cara do Palmeiras 2018?

Escrito porno 4 de janeiro de 2018

Palmeiras se reapresentou antes da maioria dos clubes, adiantou os processos de chegada de jogadores e larga na frente.

O Palmeiras 2018 está aí torcedor. Ao todo são 34 atletas contando com 4 goleiros. Diferente do que muitos dizem, o Palmeiras não é o clube que tem o maior elenco. Longe disso, outros figurões do futebol nacional tem mais jogadores, o que, não significa ter elencos mais qualificados.

Isso se explica numa pequena viagem no tempo, quando Alexandre Mattos chegou oficialmente ao clube em 2015. Na ocasião uma reformulação completa era necessária e falar sobre isso para o torcedor do Palmeiras é chover no molhado. O título da Copa do Brasil veio mas a tão famosa “cara do time” não.

Em 2016, Mattos melhorou o que já havia feito de bom, trouxe mais uma leva de jogadores, dispensou Marcelo Oliveira em meio a uma Libertadores e trouxe Cuca, que conseguiu dar uma identidade muito forte ao Palmeiras e o tão sonhado título brasileiro chegou após 22 anos. Mas, com a saída iminente do treinador da calça vinho ao término do Brasileirão, fez com que o Palmeiras fosse novamente ao mercado novamente para escolher o sucessor do professor Cuca. Encontrou, mesmo sem nenhuma convicção de que o trabalho daria certo, o então promessa Eduardo Baptista que já chegou praticamente demitido, principalmente após o fracasso diante da Ponte Preta no campeonato Paulista17. Fracasso que trouxe consequências muito duras ao clube no decorrer da temporada. Jogadores que até então foram pedidos por Baptista ficaram mas o treinador saiu e Cuca voltou após pouco mais de 4 meses de “descanso”.

Cuca em sua 2ª passagem pelo clube.

O semblante do treinador na sua reapresentação foi o espelho do que o Palmeiras apresentou no decorrer da temporada, e, o comandante que pouco tempo antes conseguiu dar uma cara ao time não conseguiu dar a mesma para o time em 2017.

Não vieram os títulos, mas, por conta do forte investimento que o clube fez, principalmente com o seu atacante Borja (que todo time do Brasil queria), vieram as cobranças e de forma agressiva. Cuca saiu, Valentim assumiu o time mas não conseguiu alcançar o tamanho do Palmeiras e foi descartado para uma sequência a frente do clube nesta temporada. Ainda que tenha conseguido terminar o Brasileirão17 na segunda colocação.

Róger Machado chegou, feliz, motivado, desta vez, como disse Mattos na sua primeira entrevista coletiva do ano, chegou como a bola da vez, a única opção do clube. Os investimentos, perto do que fora em anos anteriores, são muito menores em termos financeiros, mas, parecem ter sido muito mais

Róger Machado em sua apresentação

qualificado com a chegada de “apenas” cinco reforços: Lucas Lima, Weverton, Diogo Barbosa, Marcos Rocha e Émerson Santos. É fato que o zagueiro Mina pode deixar o clube (O colombiano se apresentará apenas no dia 05 e tem proposta do Barcelona para ser transferido já em janeiro) e este número de contratações pode subir, mas caso não aconteça, o elenco está fechado.

Oportunidades de mercado como Gustavo Scarpa pode até acontecer, mas não é prioridade no Palmeiras agora.

Róger Machado tem, portanto, todos os seus atletas à disposição para começar o seu maior desafio na carreira. Importante dizer que o clube, ao sair na frente neste planejamento, além da questão de logística, ganha em relação aos seus adversários em mais um ponto crucial, que também faz parte do “plano de longo prazo” que Mattos começou a implementar no clue há três temporadas.

O Palmeiras foi e é o único clube no Brasil capaz de realizar os exames e testes físicos de todos os seus jogadores dentro do seu Centro de Treinamento, a Academia de Futebo. Isso, por conta da inédita parceria do clube com o renomado Hospital Sírio Libanês. Como tuitei recentemente: para muitos isso pode parecer pouco, mas a estrutura do Palmeiras hoje possibilita este tipo de acontecimento, e, mais ainda. No segundo dia de preparação, o treinador do verdão já informou que os jogadores à partir de 4/01 estarão em concentração para o início das competições.

Pela sua estrutura de primeiro mundo hoje, o clube não terá que sair para realizar a famosa pré-temporada. Todos os atletas ficarão nas instalações da Academia de Futebol neste período para pensar e trabalhar única e exclusivamente para o desenvolvimento do trabalho. A primeira competição oficial do clube é o campeonato paulista e, para “ajudar” Róger Machado, o jogo de estreia será no Allianz Parque no dia 18 de janeiro contra o Santo André. Sorte por jogar em casa diante da sua torcida, que será termômetro para o que esperar na temporada e não pelo adversário, que fique claro.

Os treinamentos já começaram e os planos de Róger são inovadores para o que o clube estava acostumado até então, e o contrário também é verdade, o treinador nunca teve essa possibilidade em outra agremiação. Tem tudo para pensar apenas no trabalho a ser desenvolvido.

Alguns treinamentos já serão fechados a imprensa, o que acredito ser válido neste momento, e o foco, garanto, é em mostrar um time com uma “cara de time” já nas primeiras partidas. O torcedor tem começado a perceber a mudança e a expectativa aumenta a cada dia que passa. O Palmeiras tem tudo para começar o ano com um time que tem cara, se vai ganhar títulos, como dizem os mais antigos: são outros quinhentos, mas o clube está pronto e a torcida empolgada. Conheço o resultado dessa soma, e, quase sempre ela traz bons resultados.

Preparem-se para: Campeonato Paulista, Brasileiro, Libertadores, Copa do Brasil, e quem sabe mais um campeonato? O ano promete.



Opiniões do leitor
  1. Walter Mota  Em   4 de janeiro de 2018 em 19:22

    Parabéns pelo artigo, muito bom.
    Começamos a temporada super equilibrados. Acho que está sendo feito o que se deve fazer; vamos torcer para que o treinador consiga montar um time que jogue bola sem muita oscilação.
    Avanti Palestra.!!!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Web Rádio Verdão

A rádio do torcedor Palmeirense feita por Palmeirenses

AO VIVO
TITULO
ARTISTA

Carregando...