No dia em que o Palmeiras completa 106 anos, Betfair.net recorda gol “mágico” de Cleiton Xavier
Escrito por Web Rádio Verdão em 26 de agosto de 2020
Um dos momentos mais espetaculares da história da CONMEBOL Libertadores, a classificação do Palmeiras para as oitavas de final de 2009 é o tema do quarto episódio da série “Todo Resultado É Possível”, da Betfair.net.
Neste dia 26 de agosto, quando o clube completa 106 anos, os embaixadores Mauro Cezar e Chico Garcia voltaram no tempo para recordar o jogo que fez de Cleiton Xavier um herói.
Em uma partida tensa do início ao fim contra o Colo-Colo (CHI), o meia marcou um golaço de fora da área, aos 42 minutos do segundo tempo, no Estádio Monumental, em Santiago, para selar o triunfo por 1 a 0.
A façanha, com um jogador a menos, evitou que a equipe igualasse sua pior campanha na competição em 30 anos. A última eliminação na fase de grupos do torneio havia ocorrido em 1979.
”O Palmeiras foi a Santiago ameaçado. O risco de eliminação precoce na Libertadores de 2009 era real na derradeira partida da fase de grupos, contra o Colo-Colo e seus hinchas, a maior torcida do Chile”.
”Foi um jogo difícil, com o time brasileiro perdendo boas chances. E ainda teve que jogar mais da metade da etapa final com um jogador a menos”, lembrou Mauro Cezar.
Foi um dia que nenhum palmeirense consegue esquecer.
O placar de 0 a 0 já colocaria um ponto final na campanha dos brasileiros, devido à derrota para os chilenos no Parque Antártica, por 3 a 1.
A estratégia do técnico Vanderlei Luxemburgo era povoar o meio de campo e evitar as investidas do adversário.
O alviverde, aos poucos, começou a se lançar ao ataque, e acertou duas vezes a trave em jogadas de Keirrison. Mas a bola não entrava de jeito nenhum.
Na volta do intervalo, mais problemas. O volante Pierre precisou deixar o campo, por lesão, e o zagueiro Marcão acabou expulso aos 17 minutos, ao receber o segundo cartão amarelo.
Foi então que o protagonista do duelo entrou em ação. Cleiton Xavier acertou um chute estupendo de fora da área, a três minutos do encerramento da partida, no ângulo esquerdo do goleiro Muñoz.
Seria um dos maiores gols de toda a carreira do alagoano, encerrada no ano passado.
O Verdão terminou com dez pontos, e o Colo-Colo, com sete. O Sport liderou a chave, com 13.
”Foi uma das maiores vitórias da história do clube. Um gol que entrou para a galeria dos mais antológicos do futebol. Uma classificação perdida, o time sem atacantes e o técnico Vanderlei Luxemburgo desorientado”.
”A trave como inimiga. Até que o Cleiton Xavier resolve encontrar um chute mágico, faltando minutos para acabar a partida. Foi daquelas sensações comparadas a um título. Renascer em uma competição desta forma gera uma emoção rara para qualquer torcedor”, analisou Chico Garcia.
A série “Todo Resultado É Possível” fará os fãs recordarem oito momentos memoráveis da competição, em que o futebol quebrou prognósticos e mostrou por que é o esporte mais popular do mundo.
A atração da estreia foi o título do Flamengo em 2019, com uma vitória incrível nos minutos finais sobre o River Plate por 2 a 1, em Lima. Em seguida, os embaixadores recordaram o fim da “maldição” das oitavas do Grêmio na Libertadores, com o triunfo sobre o Godoy Cruz (ARG), em 2017, e a vitória de virada do Internacional sobre o Chivas Guadalajara (MEX) por 3 a 2, na decisão de 2010.
Informações para a Imprensa
Para mais informações, entre em contato com [email protected]
Sobre a Betfair.net:
A Betfair.net é parceira oficial da CONMEBOL Libertadores e CONMEBOL Sul-Americana.